quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Outubro Rosa, como as Doenças afetam o Relacionamento





    Muito pouco se fala sobre as realidades de "Felizes para Sempre" as pessoas se apaixonam pela beleza das outras, pelas qualidades, pelas curvas do corpo, natural, mas a beleza não dura pra sempre, a juventude passa, e as vezes acontecem acidentes, amar é estar disposto a ficar do lado da pessoa mesmo nestas fases, acidentes de transito, queimaduras graves, e doenças, como o câncer.



     Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele.


   Antes de tudo o Câncer é uma doença que ataca o psicológico do portador, e o parceiro as vezes acaba sendo mais atencioso que o natural o que causa a sensação de piedade que tanto incomoda as pessoas, não só as mulheres, é um momento delicado, mas deve ser levado com o máximo de normalidade possível







   Nada mudou! ainda é aquela pessoa pela qual você se apaixonou, e ainda tem muita vida pela frente, o apoio do parceiro e familiares é fundamental na luta contra a doença, tudo é uma questão de amor, de ser capaz de enfrentar junto, a vitória é uma questão de tempo para quem luta lado a lado.





Informações sobre o Câncer de Mama:
 (http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-mama/20/12/)

  1. Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o que mais causa morte entre as mulheres, quando diagnosticado tardiamente.
  2. O câncer de mama pode atingir tanto mulheres quanto homens, mas a incidência é maior no público feminino (99%) do que no masculino (1%).
  3. No câncer de mama, há perigo de ocorrer metástase, situação em que células cancerosas migram para outros órgãos (fígado, pulmões, osso etc.).
  4. A presença de nódulo (caroço) na mama sempre deve ser investigada. O ideal é prevenir, fazendo o exame de mamografia para detectar lesões não palpáveis, em estado inicial. Outros sintomas são: abaulamento em uma área da mama, vermelhidão, pele com aparência semelhante ao da casca de laranja, secreção com sangue ou do tipo aquosa que sai espontaneamente pelo mamilo, presença de gânglio (íngua) endurecido na região da axila.
  5. Mulheres com mais de 40 anos têm mais chances de apresentar a doença. Mulheres com idade inferior a esta faixa etária, embora com menor freqüência, também podem ter câncer de mama.
  6. O risco de ter câncer de mama aumenta para as mulheres que não tiveram filhos ou que não amamentaram, para aquelas que fazem reposição hormonal durante a menopausa, por período superior a cinco anos, para as fumantes e para as que consomem bebidas alcoólicas.
  7. Para prevenir a ocorrência de câncer de mama, mantenha o peso adequado, pratique atividades físicas e não fume.
  8. Visite periodicamente seu médico para realização dos exames preventivos. A partir dos 30 anos, o exame físico deve ser realizado pelo médico todo ano. Se necessário, ele indicará exames complementares.
  9. A mamografia é o mais importante recurso para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Após os 40 anos, esse exame deve ser realizado uma vez por ano.
  10. Importante: em caso de histórico de câncer de mama na família, é necessário acompanhamento mais frequente. Inicie os exames preventivos antes dos 40 anos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário